terça-feira, 1 de março de 2011

O tal #mimimi

O fato de a internet permitir que qualquer pessoa expresse suas opiniões criou no ambiente virtual diversos espaços destinados exclusivamente às reclamações – Algumas com tom de desabafo, que não necessariamente visam uma solução para o problema. Tem os sites FMyLifeVida de merda, com slogan “suas desgraças de cada dia”, blogs, as diversas comunidades do Orkut e também o Twitter, que ganhou inclusive um tipo de tag (classificação) específico para essas queixas: o #mimimi.

Uma busca por esse termo no microblog traz reclamações dos mais diversos tipos.
Apesar dessas manifestações em diversos meios virtuais, o psicólogo Erick Itakura não acredita que as pessoas reclamam mais on-line do que no off-line. “Na internet o relato fica registrado e pode ser acessado muitas vezes, por qualquer pessoa”, explicou o pesquisador do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Daí a impressão de que esses relatos estão sempre presentes no universo virtual. 

O constante “mimimi” da internet levou o coordenador de edição de vídeos on-line Fernando Cury, de 30 anos, a criar o Mimimi roll. Para isso, ele legendou um vídeo dos “Muppets” em que o personagem canta uma música inteira usando uma única sílaba: o “mi”.




Quando a reclamação é somente um desabafo, Cury não vê problemas. “No fundo, todo mundo faz um #mimimi de vez em quando. É irresistível desabafar”.
Na internet, o bom humor é algo bem difundido entre os grupos”, conclui.


Por: Renata Porto

Um comentário:

  1. Hoje com essa interação em tempo real, as pessoas sentem a necessidade de expor o que pensa e o que está sentindo naquele momento...tem o lado bom que é permitir que os seus saibam como ele está se sentindo e assim possa ajudar de alguma maneira, mas também fica vulnerável com a exposição.

    ResponderExcluir